quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CHÁ: Um pouco de água, um punhado de folhas, muito conhecimento...



Os alunos do 3º ano A e B em busca de uma alimentação mais saudável descobriram que o chá pode ser um aliado para uma vida mais natural. Além de discutir as questões dos medicamentos e a mania de auto-medicação eles puderam vivenciar o preparo do chá e estudar as ervas mais usadas no preparo deste. Eles descobriram a possível origem, algumas curiosidades, e até estudaram algumas ervas. Veja só o que eles descobriram:

A ORIGEM DO CHÁ


O Oriente sempre foi próspero em especiarias.  Acredita-se que as folhas dos chás inicialmente vinham da China.  A própria história chinesa comprova isso.  Existe até uma lenda envolvendo o Imperador Shen Nung (aprox. 2800 a.C.), que ferveu água quente para beber ou destilá-la (com o intuito de evitar doenças) sob uma árvore e não percebeu que folhas caiam dentro do recipiente com água.  Ao perceber o aroma e a mudança de cor no líquido, resolveu por bem tomá-lo.  Uma explicação simplificada e plausível para aproximadamente 5.000 anos atrás.
Nada comprova esta lenda. Uma coisa é certa: o que conhecemos hoje como sendo “chá”, passou por séculos de buscas e tentativas.


O PRINCIPAL SOBRE CHÁS


Os chás são preparados à base das folhas de plantas.
A palavra "chá" é também usada popularmente para referenciar qualquer infusão de fruto ou erva, mesmo não contendo folhas de chá, como por exemplo, o chá de camomila.
O ponto de partida dos chás:  folhas de "Camellia sinensis" (nome científico).  São delas que saem os três tipos de chás: preto, oolong e verde.



CURIOSIDADES SOBRE O CHÁ


- China e Índia são os maiores produtores mundiais atualmente;

- as folhas ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se quebra.

- existem chás com especiarias, tais como o gengibre, o cardamomo, a canela, a pimenta preta, o cravo-da-Índia, a folha da baía indiana e por vezes a noz-moscada; são comuns no sul da Ásia e no Médio Oriente.

- todos os tipos são vendidos como "chás" pura e simplesmente; quando são de uma única variedade, ou "misturas" (blends).

- é comum o uso de chá verde em experimentos contra o câncer, e do chá preto em pesquisas contra a hipertensão sangüínea; ambos os tipos possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.

- chás aromatizados são aqueles que, independentemente do tratamento pelo qual tenham passado, podem receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.

- todos os tipos de chá são ricos em teanina e saponinas, e quando ministrados em excesso podem causar danos ao organismo.


Nenhum comentário: